Pesquisa:
Educação Urbanística no Ensino Fundamental
Se você é professor/a ou coordenador/a pedagógico/a no Ensino Fundamental, o/a convidamos a responder um rápido questionário.
Sua participação é fundamental nesse processo e nos ajudará a estruturar materiais paradidáticos sobre urbanismo e arquitetura.
O PROJETO
A pesquisa "Educação Urbanística no Ensino Fundamental" está sendo realizada pela Pistache Editorial como parte de uma iniciativa do CAU/BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) para a produção de materiais paradidáticos sobre arquitetura e urbanismo para uso no ensino fundamental.
POR QUE MATERIAIS SOBRE URBANISMO?
Pensando na importância de pensar o espaço urbano como um lugar de debate e de interação social, faz-se urgente a criação de materiais sobre o tema para públicos não-especializados.
A criação de material paradidático a ser utilizado em escolas de ensino fundamental do território brasileiro terá o objetivo de levar a discussão urbana para as escolas, entendendo que a cidade pode ser cenário para diferentes disciplinas escolares. Também pretendemos contribuir para o desenvolvimento do olhar crítico dos alunos para o meio urbano, e para que compreendam a cidade como um espaço com diversas camadas históricas. O projeto parte do princípio de que o conhecimento adquirido hoje irá contribuir para a construção de uma cidade melhor no futuro.
OBJETIVOS DA PESQUISA
Esta pesquisa, com professores e coordenadores pedagógicos, tem por objetivo entender:
1) Como conceitos relacionados à dinâmica das cidades, suas relações espaciais e impactos no dia a dia dos cidadãos são abordados hoje nas escolas públicas e privadas do Brasil;
2) De que maneira esses conceitos podem ser aplicados no Ensino Fundamental com mais eficiência;
3) Quais os métodos mais eficientes de fazer chegar esses conteúdos aos professores;
4) Quais os métodos mais eficientes de transmitir esse conteúdo em sala de aula.