PROJETO CASACADABRA
O Projeto Casacadabra começou com a edição de livros de arquitetura e urbanismo para crianças, publicados pela Pistache Editorial. Aos poucos, assumiu a missão de levar o conhecimento de aspectos técnicos e sociais da arquitetura e do urbanismo a crianças, jovens e públicos não especializados.
Para isso, cria publicações e produtos educativos, organiza oficinas e vivências, incentiva a participação cidadã nas políticas públicas e faz pesquisas, diagnósticos e análises sobre o tema.
CONHEÇA O SITE DO PROJETO CASACADABRA
OS LIVROS
Casacadabra é uma série de livros infantis, que foca no ensino da arquitetura e do urbanismo de maneira divertida. Os livros são leitura e também objeto de brincadeira e aprendizagem, com
propostas de interatividade e de atividades para serem realizadas em casa e na escola.
O leitor percebe as casas e as cidades como espaços lúdicos, entende o papel da arquitetura, a qualidade dos espaços construídos, e descobre a essência de pequenos mistérios presentes nos locais que habita. A série Casacadabra
estimula a criança a pensar sobre sua casa e sua cidade, e desenvolver maneiras de ver o mundo à sua volta.
ADQUIRA AQUI
PORQUE LIVROS DE ARQUITETURA E URBANISMO PARA CRIANÇAS
Para romper a comunicação escassa que existe entre os arquitetos e a sociedade. Uma forma de fazê-lo é começar pela base: falando sobre arquitetura e cidade com as crianças.
Acreditamos que nossas cidades serão mais justas e humanas quando a arquitetura e o urbanismo começarem a ser ensinados desde o princípio: nas aulas de ensino básico, fundamental, médio e não apenas nas salas de aula das faculdades de arquitetura. Nos livros para as crianças, e não apenas em artigos acadêmicos. Sim, acreditamos na educação para abrir os olhos das pessoas, desde cedo, para o lugar em que vivem. Casacadabra é um pequeno passo para essa transformação.
Somos muitos, e cada vez mais, os que moramos nas cidades, em casas e edifícios. A lógica das construções – urbana e arquitetônica – é algo que pode ser acessível a todos, mas hoje não é automaticamente visível. E se aprendêssemos os princípios da arquitetura desde cedo? E se aprendêssemos a ler a cidade, seus códigos ocultos?
A qualidade do espaço pode mudar comportamentos, melhorar a convivência entre as pessoas, aumentar percepções e a apropriação do próprio espaço, desde a pequena escala da casa. Alerta disso, a criança cresce e cria, também, a consciência crítica em relação à cidade.
FINANCIAMENTO COLETIVO
As duas publicações da série se tornaram realidade com dois financiamentos coletivos realizados pelo Catarse (catarse.me/casacadabra e catarse.me/casacadabra2), que reuniram, juntos, mais de 1.200 apoios.